quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OPINIÃO



EDITORIAL

NOSSO CARNAVAL MAUEENSE 

 Maués sempre festejou a folia de Momo, antigamente os carnavais eram realizados nos tradicionais clubes como: Guaranópolis, União Esporte Clube, Palhoça e tantos outros onde as gerações passadas se recordam com saudade dessa época. Conversando com alguns moradores maueenses que eram jovens nas décadas de sessenta, setenta e oitenta nos falaram que os bailes e desfiles carnavalescosda antiga Maués agitavam a pequena cidade, quebrando um pouco a rotina pacata do lugar, tendo em vista que o primeiro evento cultural do município foi a Festa do Guaraná, criado no final da década de 1970. E o carnaval que é um evento popular juntava pessoas de todas as classes sociais do município, no entanto na festa momesca realizada nos clubes só participavam quem era sócio.
Com passar dos anos o Carnaval Maueense foi crescendo e a Prefeitura do Município oficializou a festa como um dos eventos do calendário cultural da Terra do Guaraná. Com este incentivo muitas agremiações foram surgindo, mas anteriormente já havia blocos como Palhoça e tantos outros de tradição. Nos finais da década de 1980, surgiram às escolas de samba e novos blocos, ainda lembro que os primeiros desfiles das escolas foram realizados na praça da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, e depois de alguns anos a pedido da Igreja Católica, os desfiles tiveram que ser em outro local. Então foi a partir daí, isso pelo inicio da década de 1990, o Carnaval Popular como ficou conhecido, passou a ser realizado na avenida Dr. Pereira Barreto.
Hoje o nosso Carnaval Popular ultrapassou as fronteiras do município tornando um dos melhores carnavais de rua do interior Amazonense, no entanto precisa realizar um estudo para escolher um local para a realização dessa festa popular. Há mais de 20 anos o carnaval de Maués é feito num espaço que oferece pouca estrutura, o evento cresceu e hoje se faz necessário escolher um novo local para construção de um centro de convenções para o desfile dos blocos e escolas de samba garantindo segurança aos foliões e visitantes que prestigiam o carnaval popular da Terra do Guaraná.

NOVOS PROFISSIONAIS ATUAM NA SAÚDE INDIGENA EM MAUÉS

                       NOVOS PROFISSIONAIS ATUAM NA SAÚDE INDIGENA


A secretaria de saúde indígena através do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins(DISEI) esteve realizando um encontro no dia 28 deste mês no IFAM-CAMPUS MAUÉS, com os onze profissionais (Enfermeiros e técnicos de enfermagem) que irão trabalhar a partir do dia 29 de janeiro na área da saúde indígena da reserva SateréMawé do Rio Marau doMunicípio de Maués.
Os novos agentes assistiram palestras de profissionais que trabalham com a saúde indígena na região. A convite do Disei-Parintins o professor e pesquisador da História e cultura do município de Maués, Alcinei Pimentel falou um pouco da História e cultura do povo SateréMawé. A psicóloga Andréa Brelaz que veio coordenar a acolhida dos profissionais, informou para a reportagem do Folha de Maués, que a SESAI por meio do distrito sanitário especial indígena fez novas contratação para ampliar a assistência a saúde indígena na região do Rio Marau. ‘’O encontro tem objetivo de repassar informações técnicas, profissionais e culturais para facilitar a atuação dos enfermeiros e técnicos nas aldeias indígenasSateréMawé. Onze novos profissionais irão trabalhar levando assistência de saúde ao povo SateréMawé, agora estamos com 20 profissionais atuando na área indígena de Maués’’, disse Andréa.
De acordo com a Andréa os profissionais irão trabalhar 20 dias na reserva do Rio Marau. E em cada pólo indígena da área terá duas equipes que farão revezamento garantido a assistência de saúde as 34 aldeias indígenas do povo SateréMawé.

Reportagem: ALCINEI PIMENTEL.   Fotos: JONATHAN SILVA.



RAPIDINHAS



RAPIDINHAS

LIGA MITOS E LENDAS

A Diretoria da Liga do Mito e Lendas do Guaranáde Maués, Entidade formada pelos Grupos de Dança Porantin, Maraguás e Corpo de Dança de Maués (CDM) encaminhouno início deste mês ofício ao Prefeito Municipal solicitando uma audiência para debater a situação das apresentações das três versões da Lenda do Guaraná para a 34 Festa do Guaraná de Maués 2013. Na audiência a Liga pretende expor seus projetos na área cultural, tendo em vista o calendário oficial de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Maués.

HOMENAGEM

O Bloco Mortos Vivos, um dos mais tradicionais do Carnaval Popular de Maués vai homenagear em seu frevo-enredo a Foliã Claudete do Carmo Andrade, ilustre figura da sociedade Maueense, grande incentivadora da Cultura local e brincante de carteirinha do bloco. O tema é “A bruxa mãe dos Mortos Vivos”. Glamour não vai faltar...


COLETA ENTULHO

O Secretário de Obras do Município Francisco de Assis de Almeida (Paxico) disse no dia 27 de janeiro no ‘’Programa Guaraná com o Prefeito’’ que a secretaria vai estabelecer o calendário de coleta dos entulhos da cidade. E frisou que após estabelecer o calendário empresas e munícipes que não obedeceram estarão sujeitos à multa. Uma forma de educar a população com relação à limpeza da cidade.

OBRAS DO NOVO PORTO

Mas de seis anos se passaram, e as obras da estação hidroviária do Município de Maués estão paralisadas. Mais de 7 milhões de reais foi o custeio da obra e ano passado a prefeitura informou que havia um impasse com a empresa responsável  pela obra. E nada foi resolvido. A nova administração ainda não se pronunciou sobre o assunto, enquanto isso a população utiliza a velha Língua da Princesa, que mais parece de bruxa, caindo aos pedaços construída na década de 1970 na gestão do então prefeito Antônio Negreiros de Almeida, pai do atual vice-prefeito de Maués.



BLOCOS CARNAVALESCOS REALIZAM PROMOÇÃO



                                 BLOCOS FAZEM PROMOÇÃO E AGITAM A CIDADE
Tendo em vista a disputa do Carnaval Popular de Maués, os blocos carnavalescos já deram o pontapé inicial na realização de eventos que ajudam a arrecadar fundos para o desfile.
Fundado no início dos anos 80, o tradicional Bloco Vira Copos realizou no domingo 27, mais uma promoção direcionada para a confecção dos adereços e fantasias para o carnaval deste ano. A feijoada foi realizada na Rua Adolfo Cavalcante e contou com o show do compositor Natanael Lavareda, bateria nota dez do G.R.E. S Em Cima da Hora do bairro da Maresia, além dos simpatizantes e foliões do bloco.
Segundo a coordenação do bloco este ano a Sra. Heloisa Leite (Madrinha do bloco) será homenageada. O Vira Copus já conquistou seis títulos no Carnaval Popular da Terra do Guaraná. Há33 anos o bloco leva animação e irreverência ao carnaval maueense.

CABEÇA DE TOURO

Outro tradicional Bloco da cidade, o Cabeça de Touro que já conquistou mais de dois títulos e que fez sua promoção também no domingo no cruzamento das ruas Floriano Peixoto e Quintino Bocaiuva no centro da cidade.
Este ano o bloco traz o tema ‘’ As peripécias da cigarra endinheirada, do vagalume iludido, da carapanã corneada e do zangão chifrudo no jardim encantado. O evento tourino contou com o show do pagodeiro Neguinho do cavaco, chegada do tourão, escolha da rainha do bloco e da tourete gay.
As duas promoções agitaram o domingo na cidade do Guaraná que já está em clima da festa momesca que todos os anos atrai turistas e visitantes ao Carnaval Popular de Maués.

IFAM CAMPUS MAUÉS REALIZA PROCESSO SELETIVO



                              IFAM INICIA PROCESSO SELETIVO PARA NOVOS ALUNOS

No dia 25 deste mês o coordenador de Registro Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Maués, Ederson da Costa Souza informou que o processo seletivo 2013 da Instituição está nas fases finais. ‘’Estamos no processo de finalização do processo Seletivo, tivemos no mês de Outubro de 2012, passado o lançamento do edital para a abertura de vagas para os cursos integrados (Ensino Médio) e para o pró-eja’’.
Segundo o coordenador, o IFAM-MAUÉS está no processo de aguardo para efetuar na matrícula dessa primeira chamada que iniciou no dia 28 e encerrou no dia 30 deste mês. Este ano a Lei de Cotas que vigorava somente para as instituições de nível superior e que agora as instituições Federais de nível Técnico deverão cumpri-la dispondo vagas para alunos de famílias humildes que se declarem dessa forma, negros e indígenas.
‘’50% das vagas para o processo seletivo sãoreservadas para os alunos ou oriundos do ensino fundamentalpúblico que se enquadram na renda per capita de um salário mínimo. A lei de cota tende socializar o acesso da população aos cursos técnicos dos institutos federais’’, disse o coordenador Ederson.
Para este ano o IFAM-CAMPUS Maués oferece 90 vagas para o ensino médio, sendo 30 para o curso de administração, 30 para informática, 30 para agropecuária e a novidade e que 40 vagas estarão abertas para os alunos acima de 18 anos para o pró-eja (Educação de Jovens e Adultos). O coordenador disse ainda que os alunos do pró-eja terão oportunidade de concluir o ensino médio e também irão estudar as disciplinas do curso técnico de agropecuária. ‘’ O aluno do pró-eja vai sair do IFAM com um curso técnico profissionalizante’’. As atividades no IFAM CAMPUS MAUÉS iniciam no dia 07 de fevereiro.


ALUNOS CAPACITADOS


O IFAM-CAMPUS MAUÉS iniciou suas atividades em 2010 enfrentando algumas dificuldades com a falta de prédio próprio e a greve dos professores. Mas as dificuldades foram a superadas e em 2013 o instituto deverá formar as primeiras turmas dos cursos técnicos profissionalizantes. A coordenação de registro acadêmico informou que o IFAM deverá graduar em nível técnico 23 alunos do curso de administração, 12 de agropecuárias e 20 de informática.

Reportagem: ALCINEI PIMENTEL  Fotos: JONATHAN SILVA.